-
Arquitetos: Experience Studio
- Área: 180 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Deed Studio
-
Fabricantes: Setareh Shomal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi definido pelo cliente como uma pequena moradia para lazer de finais de semana com piscina para ser utilizada também como depósito de água. Um local onde o ambiente fechado pode ser usado no inverno, enquanto no verão, as partes abertas desempenham o papel de marquise. A vista do jardim foi a demanda mais marcante do cliente durante o processo de projeto. A textura da vegetação e os tipos de árvores existentes levaram os arquitetos a preservar ao máximo a textura existente e a tentar manter o projeto mais como um jardim do que uma moradia.
O conceito inicial do projeto foi formado a partir das preferências do cliente, do formato do terreno e das árvores existentes no jardim. A caixa, com uma simples geometria, capaz de eliminar dois elementos (parte inferior e superior) tornou o projeto transparente nos lados norte e sul e gerou uma visão completa de todos os espaços. Parecia que uma caixa havia sido colocada dentro do jardim e o jardim se moveu por entre ela.
Pequenas funções que requerem mais privacidade foram definidas por caixas mais rígidas dentro da principal transparente e os espaços entre elas criaram o corredor de entrada. A caixa solta apresenta uma estrutura autoportante sem nenhuma coluna nem partes de sustentação e de forma contínua, o espaço e o material foram fatos inegáveis neste projeto.
A abertura de 11 metros, a coerência espacial, a honestidade material e a forma do projeto foram as bases que geraram uma estrutura de concreto aparente. O projeto da entrada do jardim é uma tentativa de criar várias experiências espaciais, com áreas duplas entrelaçadas (interior e exterior, aberto e fechado, transparente e fosco). O espaço principal do projeto é aquele que pode ser alterado de uma área fechada para uma área aberta, além da cobertura semiaberta, por uma camada de vidros.